O pessoal do Cars in Depth tirou
fotos deste carro no subúrbio de Detroit. E ele apostou que poderia ser
um novo Scion, de entrada, pela proximidade com os quartéis-generais da
Toyota nos EUA, mas a turma da Car and Driver matou a charada. Esse é o
novo Ford Ka Sedan. Um carro que, muitos dizem, vai se chamar Escort,
no Brasil. Mas será que vem mesmo com este nome? Vamos comparar.

Acima está o novo Ka. Abaixo, o Ford Escort, cujas patentes foram
registradas na China. Foi na China, aliás, que o Escort conceito
apareceu. E os carros são nitidamente diferentes de dianteira, como
mostram faróis de neblina, retrovisores e grade inferior, ainda que
tenham um outro elemento parecido. O Ka é mais alto e mais estreito,
também.

Com pré-apresentação para o dia 13 deste mês, o Ka terá motor 1.0 de
três cilindros, aparentado do 1. EcoBoost, e o 1.5 Sigma. No sedã,
aliás, esse deve ser o motor preferido, considerando que o porta-malas
será capaz de levar cerca de 500 litros. Vamos comparar de novo o Ka e o
Escort:

Note como as janelas traseiras são diferentes e como o Escort parece mais longo, algo que você poderá comprovar nas imagens abaixo.




Viu como a traseira do Ka é mais alta? O balanço traseiro parece maior, mas o dianteiro é bem menor que o do Escort chinês.


Veja um último detalhe: a placa do Ka Sedan será no para-choque. A do
Escort é na tampa. Existe a possibilidade de o Ka Sedan chamar Escort,
por aqui? Existe... Assim como o 206 já foi chamado de 207, mas seria um
belo tiro no pé. Afinal, o Ka é popular o suficiente para apelar para
um saudosismo fora de lugar. O Escort era um modelo médio. O Ka Sedan,
no máximo, será um compacto esticado.

Curioso, também, é o carro estar em testes nos EUA. O hatch já foi visto
na Europa, sinal de que ele poderia ser vendido também por lá. O Ka
Sedan, considerando o sucesso do Nissan Versa como o carro mais barato
dos EUA, também poderia ter espaço naquelas terras. E com o mesmo apelo:
preço.